Cremos
BASES BÍBLICAS DO CREDO SOCIAL DA IGREJA METODISTA
1. CREMOS EM DEUS, Criador de todas as coisas e Pai de toda a família humana, fonte de todo o amor, justiça e paz, autoridade soberana sempre presente.
2. CREMOS EM JESUS CRISTO, Deus filho que se fez homem como cada um de nós, amigo e redentor dos pecadores, Senhor e Servo de todos os homens, em quem todas as coisas foram criadas.
3. CREMOS NO ESPÍRITO SANTO, Deus defensor, que conduz o homem livremente à verdade, convencendo o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
4. CREMOS QUE O DEUS ÚNICO ESTAVA EM CRISTO reconciliando consigo o mundo, criando uma nova ordem de relações na História, perdoando os pecados dos homens e encarregando-nos do ministério da reconciliação.
5. CREMOS NO REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA que envolve toda a criação, chamando todos os homens a se receberem como irmãos, participando em Cristo da Nova Vida de plenitude.
6. CREMOS QUE O EVANGELHO, tomando a forma humana em Jesus de Nazaré, é o poder de Deus que liberta completamente o homem, proclamando que não existe nenhum valor acima da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus.
7. CREMOS QUE A COMUNIDADE CRISTÃ UNIVERSAL é serva do Senhor; sua missão nasce sempre dentro da missão do seu único Senhor que é Jesus Cristo. A unidade cristã é a dádiva de sacrifício do Cordeiro de Deus; viver divididos é negar o Evangelho.
8. CREMOS QUE SÃO BEM-AVENTURADOS os humildes de espírito, os que sofrem, os mansos, os que têm fome de justiça, os que praticam a misericórdia, os simples de coração, os que trabalham pela paz, os que são perseguidos pela causa da justiça e do nome do Senhor.
9. CREMOS QUE A LEI E OS PROFETAS se cumprem em amar a Deus com todas as forças da nossa vida e amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Pois, ninguém pode amar a Deus e menosprezar a seu irmão.
10. CREMOS QUE AO SENHOR PERTENCE A TERRA a terra e a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam; por isso proclamamos que o pleno desenvolvimento humano, a verdadeira segurança e ordem sociais só se alcançam na medida em que todos os recursos técnicos e econômicos e os valores institucionais estão a serviço da dignidade humana na efetiva justiça social.
11. CREMOS QUE O CULTO VERDADEIRO que Deus aceita dos homens é aquele que inclui a manifestação de uma vivência de amor, na prática da justiça e no caminho da humanidade junto com o Senhor.
O posicionamento e proposta de ação da igreja Metodista, à luz de sua herança histórica e das bases bíblicas, acima expostas, estão exaradas em seu Credo Social da Igreja Metodista, aprovado pelo X Concílio Geral da Igreja Metodista, em sua sessão plenária do dia 5 de fevereiro de 1971, na cidade do Rio de Janeiro, GB e pode ser adquirido da imprensa Metodista, Cx. Postal 30.626, 01000 – São Paulo/SP. Trata especificamente da: Ordem Político-Social e Econômica; da Responsabilidade Civil; e dos Problemas Sociais.